Total de visualizações de página

VISITANTES ONLINE

Postagem em destaque

MOMENTOS DA XX JORNADA PEDAGÓGICA 2017 EM PORTO DO MANGUE

         A professora Ana Karina de Andrade, a nova secretária de Educação no município  de Porto do Mangue, com o apoio da Prefeitur...

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO DO MANGUE PREPARA ESTUDANTES PARA O ENEM 2017

quarta-feira, 24 de maio de 2017


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo


Os estudantes secundaristas de Porto do Mangue, todos oriundos do ensino público, terão a oportunidade, este ano, de competir em pé de igualdade nas provas do ENEM através de aulões preparatórios.
                A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação conta com o total apoio da Prefeitura e ocorrerá aos sábados, com início em 10 de junho próximo. As aulas preparatórias serão gratuitas, porém há um limite no número de vagas. Os recursos para os professores virá da própria Secretaria.
                A abertura dia 10 de junho se dará com uma palestra motivacional e em seguida um aulão de  Redação e outro de Português,  explorando Gênero e Figuras de Linguagem.  Ao final de cada aulão haverá um simulado com as questões para que os alunos possam treinar durante a semana em casa.
                 No sábado seguinte, será apresentado o gabarito para que eles mesmos possam corrigir suas questões.  Os aulões serão intercalados por áreas: Português e Redação no primeiro sábado;  Matemática, Física e Química, no outro, com as Ciências Humanas. No terceiro sábado Inglês e Espanhol, e daí retomando novamente com Português, Gramática, e Interpretação.
                As inscrições serão feitas pela equipe da Secretaria de Educação a partir de amanhã. O aluno tem que levar os documentos pessoais e uma foto 3x4 para o crachá.
Os aulões estão previstos para acontecerem na Câmara de Vereadores no horário corrido de 8h às 13h. 

Maiores informações na Secretaria de Educação.  


PORTO DO MANGUE: ESCOLA GANHA DOCUMENTÁRIO SOBRE "DONA SOUZA", FRANCISCA SERAFIM DE SOUZA, PRIMEIRA EDUCADORA DO MUNICÍPIO.

sexta-feira, 19 de maio de 2017



         A Escola Municipal Francisca Serafim de Souza em Porto do Mangue ganhou hoje a tarde, um trabalho em audiovisual que se trata de um documentário de 17 minutos como sendo a primeira parte do filme feito pelo estudante Francisco das Chagas Santos, da UFERSA. O documentário fala da história da primeira mulher que alfabetizou as primeiras gerações de Porto do Mangue.
Esteve presente como espectadores nesse primeiro momento da exibição do documentário, os estudantes do 9º ano, professores, coordenadores, diretores da escola e representantes da Secretaria de Educação, além das professoras da UFERSA orientadoras do Estágio, os ex-alunos convidados especiais estiveram presentes. Gerson Luiz responsável pelas imagens e edição.


    O documentário será exibido depois para toda comunidade escolar e população. O diretor e produtor do documentário, Francisco das Chagas, faz questão de agradecer a todos que estiveram nessa tarde prestigiando o trabalho:   As professoras da Ufersa, Kézia e Miacaela, a diretora Nice, as professoras e professores, coordenadores: Ruht, Dida, Naldinho, Mariquinha, Lidiana da secretaria de educação, e os ex-alunos de Dona Souza, Maria Núncia (filha), Chico de Branca e Ribamar.   
        


A IDEIA 

      O trabalho trata-se de um Projeto de intervenção que foi desenvolvido como uma atividade obrigatória na disciplina Estágio Curricular Supervisionado II –, no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, UFERSA Campus Mossoró/RN.  O mesmo foi desenvolvido em relação ao nome que leva a Escola Municipal Francisca Serafim de Souza. Quem foi essa mulher que a geração de 40 anos atrás conheceu por “Dona Souza” e que hoje muitos não sabem ou ouviu falar?




   A ESCOLA
        
       A Escola Francisca Serafim de Souza, foi criada através de um decreto nº 002, de março de 1997 – Diário Oficial: 04/03/1997, recebe este nome em homenagem a professora Francisca Serafim de Souza por seus préstimos a educação deste município. Está situada na rua José Alves Maia nº 28, no bairro centro, na zona urbana do município de Porto do Mangue, Estado do Rio Grande do Norte.
       
No intuito de levar por todos os ângulos o conhecimento necessário ao bom desenvolvimento do ser humano, o prefeito na época, atendendo ao pedido e necessidade da comunidade, construiu a escola que foi fundada em 1995, recebendo o nome de ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA SERAFIM DE SOUZA, em tributo como acima exposto à professora Francisca Serafim de Souza. Segundo sua bisneta, seu bisavó Joaquim Serafim de Souza , era pai de  dona Souza. Um proprietário de terras nas "Cacimbas" onde tinha uma grande plantação de coqueiros e que sobrevivia dessa renda. Por ter essa posição diferenciada ele educou as filhas em casa inclusive com professores particulares vindos de outras regiões. "Souzinha" como chamada na família, era conhecida pelo rigor que tinha de ensinar numa escola que se chamava Escola Isolada de Porto do Mangue. Por  ser reconhecido pelos seus préstimos,  Joaquim Serafim de Souza  também ajudou muitas pessoas na comunidade numa remota época em que o lugar era uma vila de pescadores e se chamava Canto do Mangue. Hoje também seu nome é homenageado na Escola de Ensino Infantil na cidade.  Então pela maneira que foi educada,  a moça Francisca Serafim, cresceu e aprendeu com a atitude do pai, onde mais tarde também exerceu o papel de professora alfabetizando os filhos de pescadores. Com o passar do tempo a comunidade passou a chama-la carinhosamente de Dona Souza. A mesma ficou sendo reconhecida como uma das grandes educadoras do município.




O DOCUMENTÁRIO 
    
      A produção do documentário chamado de “Dona Souza”, abordou em um recorte espacial, um contexto histórico sobre a primeira mulher que ficou reconhecida como sendo uma das primeiras educadoras da época que apareceu na cidade, de acordo com os relatos do ex-alunos e ex-alunas, que narram a história no documentário, e contam como se dava a questão da aprendizagem naquele tempo.
      Por meio de relatos dos ex-alunos (as) de “Dona Souza”, o documentário trouxe muita emoção como a saudade, o amor pelos estudos, a forma de aprender apesar dos castigos que tinha como relatam.  O produtor do documentário  Chagas Santos, que hoje está como coordenador pedagógico da Secretaria de Educação do município, diz que o objetivo desse trabalho, é trazer maior visibilidade para escola quanto à importância de conhecer quem foi a educadora Dona Souza, fazendo que as pessoas  levem em consideração o reconhecimento do seu trabalho enquanto uma mulher que se preocupou naquele contexto com a educação dos filhos de Porto do Mangue e percebam que a mesma contribuiu para o desenvolvimento social naquele espaço temporal em que se encontrava a comunidade, um trabalho que  perpassará desafios que vão além da educação, da cultura. O documentário será uma forma de elevar e valorizar mais a escola, proporcionando desenvolver uma melhor qualidade na educação para todo o corpo da escolar que necessitam da instituição.
         
           Assim, por esta razão, Chagas cita o educador cit Paulo Freire (1997): quando diz: “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”. Neste sentido que busquei ir na raiz da questão para compreender esse processo.


PORTO DO MANGUE: PRÊMIO ALUNO NOTA 10: UM ESTÍMULO

quarta-feira, 17 de maio de 2017





A Secretaria Municipal de Educação de Porto do Mangue lança, na Câmara Municipal, o Prêmio Aluno Nota 10/2017, primeira edição, que vai premiar os melhores aluno(a)s da rede municipal. Os discentes serão avaliados em vários aspectos como: frequência, notas, participação, organização, comportamento, respeito e acompanhamento dos pais.
O plenário da Câmara, lotado por alunos, professores, diretores e coordenadores das escolas do município, pais de alunos, vereadores e secretários de diversas pastas, se tornou pequeno para o momento.


O prefeito Sael Melo, durante a abertura, fala da importância da educação com qualidade para a libertação e melhoria na vida da população. Em seguida, Karina Monteiro, secretária de Educação, faz uma explanação sucinta sobre os principais objetivos do projeto.

O projeto tem como missão incutir nos alunos e alunas o apreço pela leitura, escrita, cálculos, produção artística, despertando assim o interesse e a curiosidade na formação de habilidades e competências que irão torná-los cidadãos participativos, engajados e incluídos no mercado de trabalho e na sociedade de modo geral.

A Prefeitura oferecerá, através da Secretaria de Educação, aos alunos destaques (vencedores), um curso de informática básica com introdução a internet com uma carga horária de 15 horas, como complemento da aprendizagem. Além da premiação oficial que será um troféu e notebook para o 1º lugar, um tablete mais medalha para o 2º lugar, um tablete mais medalha para o 3º lugar, além de medalhas honrosas para os dez (10) melhores destacados.




O momento alto do evento se deu com a fala de Moisés, aluno de 8 anos, que emocionou todos os presentes ao declarar: “Quando crescer quero ser professor para ensinar ao meu pai a ler e escrever”.

Ao final do evento, que teve ainda declarações de vereadores, professores e coordenadores, enfatizando a importância de projetos como esse, foi servido um lanche, marcando o momento de confraternização entre todos os presentes.

 A Secretaria Municipal de Educação de Porto do Mangue lança, na Câmara Municipal, o Prêmio Aluno Nota 10/2017, primeira edição, que vai premiar os melhores aluno(a)s da rede municipal. Os discentes serão avaliados em vários aspectos como: frequência, notas, participação, organização, comportamento, respeito e acompanhamento dos pais.


O plenário da Câmara, lotado por alunos, professores, diretores e coordenadores das escolas do município, pais de alunos, vereadores e secretários de diversas pastas, se tornou pequeno para o momento.
O prefeito Sael Melo, durante a abertura, fala da importância da educação com qualidade para a libertação e melhoria na vida da população. Em seguida, Karina Monteiro, secretária de Educação, faz uma explanação sucinta sobre os principais objetivos do projeto.



O projeto tem como missão incutir nos alunos e alunas o apreço pela leitura, escrita, cálculos, produção artística, despertando assim o interesse e a curiosidade na formação de habilidades e competências que irão torná-los cidadãos participativos, engajados e incluídos no mercado de trabalho e na sociedade de modo geral.

A Prefeitura oferecerá, através da Secretaria de Educação, aos alunos destaques (vencedores), um curso de informática básica com introdução a internet com uma carga horária de 15 horas, como complemento da aprendizagem. Além da premiação oficial que será um troféu e notebook para o 1º lugar, um tablete mais medalha para o 2º lugar, um tablete mais medalha para o 3º lugar, além de medalhas honrosas para os dez (10) melhores destacados.

O momento alto do evento se deu com a fala de Moisés, aluno de 8 anos, que emocionou todos os presentes ao declarar: “Quando crescer quero ser professor para ensinar ao meu pai a ler e escrever”.

Ao final do evento, que teve ainda declarações de vereadores, professores e coordenadores, enfatizando a importância de projetos como esse, foi servido um lanche, marcando o momento de confraternização entre todos os presentes.

Escola Pascoal realiza palestra sobre prevenção às drogas na praia do Rosado

sexta-feira, 5 de maio de 2017


                                           Sargento Kennedy  ministra palestra  



A  Escola Municipal Pascoal  Francisco de Lima, localizada na praia do Rosado município de Porto do Mangue, promoveu na tarde desta sexta-feira (05), uma palestra sobre a Prevenção às Drogas. Todo os alunos e alunas estiveram presentes acompanhados dos pais e comunidade em  geral, onde juntos assistiram e participaram da palestra ministrada pelo Sargento  Kennedy, da polícia militar.

               Diretora da Escola Pascoal da praia do Rosado 
Segundo a diretora, Lucineide Dantas, a ação tinha como objetivo alertar os alunos sobre os perigos das drogas e como agir diante destas situações. “Essa era uma temática que vinha sendo trabalhada na escola por meio de dramatizações. Logo, tivemos a ideia de realizar a palestra como uma culminância da temática”, afirma. Enfatizou ainda que esse evento é apenas o começo de muitos que virão.

Em seguida a palestra houve uma importante encenação teatral pelos os estudantes do 8º e 9 ano em relação ao tema abordado.  



      Na ocasião, além de receberem informações sobre os tipos de drogas licitas e ilícitas, os alunos receberam um folder com o assunto apresentado.
  

O Sargento parabenizou a diretora e agradeceu dizendo estar muito feliz em poder contribuir com a comunidade com um assunto tão importante  como é a discussão da prevenção de drogas nas escolas e a  importante participação da comunidade e pais de alunos. 

        Coordenador pedagógico fala sobre projetos com os alunos

Esteve presente no evento representantes da Secretaria Municipal de Educação, o coordenador pedagógico Chagas Santos, e Fabio Mauricio coordenador cultural, representando a Secretaria Municipal de Cultura registrando todo o evento.

           Autor do Hino Municipal professor Mazzoni canta na abertura

O professor Mazzoni abriu o evento cantando o hino do município. No ensejo o coordenador pedagógico falou do projeto aprovado pelo prefeito Sael Melo essa semana: o Prêmio Aluno Nota 10. Na ocasião  deixou o convite para o lançamento oficial junto com o regulamento que mostra os critérios e normas para a participação dos estudantes que pretendem concorrer e ganhar o prêmio no encerramento do ano letivo. 


Logo após a palestra foi servido um delicioso e saudável coffee break para todos.




A Secretaria Municipal de Educação agradece o convite e parabeniza a diretora Lucineide e a todos que estiveram envolvidos neste belíssimo evento. 

   
 FOTOS: Fabio Mauricio 

PORTO DO MANGUE: CONCURSO PRÊMIO ALUNO NOTA 10 MOBILIZA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO



A Secretaria Municipal de Educação lançou esta semana o Projeto Aluno Nota 10/2017, a sua primeira edição, contemplará todas as escolas municipais de Porto do Mangue, e que  tem o compromisso com uma aprendizagem de qualidade e para tal o projeto que tem como objetivo o incentivo, o reconhecimento e a motivação dos alunos a se empenharem nos estudos. O Projeto foi aprovado com total apoio da Prefeitura Municipal. O  prefeito Sael Melo foi um dos grandes incentivadores para essa realização.  Disse que investir na Educação   é o caminho certo para o progresso da cidade.    





Os alunos já estão sendo avaliados de acordo com as normas e os critérios do Regulamento aprovado. O mesmo se encontra  no Jornal Oficial do Município de Porto do Mangue. 

Toda comunidade Escolar encontra-se convidada para o laçamento oficial, pelo convite acima exposto. No encontro será explicado sobre como funcionará o projeto, e a festa para a entrega  da premiação que acontecerá no encerramento do ano letivo. 



PORTO DO MANGUE: COMEÇA AS INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO PRA CONCESSÃO DE AUXILIO FINANCEIRO PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E DE CURSO TÉCNICOS DO ENSINO MÉDIO



Resultado de imagem para porto do mangue

Prefeitura Municipal de Porto do Mangue abre inscrições  PARA O  PROCESSO SELETIVO PRA CONCESSÃO DE AUXILIO FINANCEIRO PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E DE CURSO TÉCNICOS DO ENSINO MÉDIO


Acompanhe no Jornal Oficial do Município de Porto do Mangue o Edital com todas as informações:


segue o link do Edital :

http://portodomangue.rn.gov.br/

http://portodomangue.rn.gov.br/download/jornal_oficial_2017/ANO-IX-JORNAL-OFICIAL-PORTO-DO-MANGUE-02-05-2017-executivo.pdf


Ipsum

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Dolor

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.