Selecionados por especialistas em audiovisual e educação, o blog traz aqui algumas dessas indicações de obras do cinema nacional que podem ser usadas na escola.
A partir de junho de 204, a exibição mensal de filmes nacionais passou a ser obrigatória para as escolas da educação básica de todo o país. A determinação faz parte de uma nova regra que foi incluída na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Para ajudar os professores, o blog da Secretaria Municipal de Educação separou uma lista com algumas obras do cinema nacional que podem ser utilizadas na sala de aula.
Todos os filmes inseridos na lista têm materiais de apoio e planos de aula como sugestões que auxiliarão os professores nas atividades pedagógicas de acordo com seu contexto escolar.
Confira os filmes indicados:
1º MULHERES DA LAMA
Mulheres Da Lama Direção: Francisco Bezerra.
Sinopse: Mulheres da Lama conta a história de dona Teresinha de Jesus, uma mulher de 83 anos, negra, viúva, órfã, mãe, que desde os nove anos de idade tira seu sustento da lama do mangue.
Classificação: livre
Público alvo: Ensino Fundamental
Duração: 13 minutos
Público alvo: Ensino Fundamental
Duração: 13 minutos
A história pode ser uma grande oportunidade para os estudantes conhecerem mais sobre sua localidade, aprenderem sobre a cultura de pesca e refletirem sobre a diversidade cultural dos nativos que fizeram parte da historia do lugar onde vivem. Além disso, com este filme pode-se trabalhar conteúdos de educação ambiental, contemplando discussões sobre o consumo consciente. Valores da família e dos amigos, matemática com a economia local entre outros temas que os educadores e educadoras achar oportuno.
Link de acesso do filme: https://www.youtube.com/watch?v=6uUcrAXsAz0
Plano de aula a critério da criatividade do professor ou professora.
2º FILME
O filme da conta a história da personagem Tainá, uma indiazinha que vive na Amazônia e parte para uma aventura em busca da mágica flecha azul, enviada por Tupã. O desafio faz parte de uma competição entre os garotos da aldeia para definir quem será o novo guerreiro da tribo. Mesmo sendo impedida de participar por ser menina, ela conta com a ajuda do avô e parte em busca da flecha.
A história pode ser um ótimo gancho para os estudantes conhecerem mais sobre a região da Amazônia, aprenderem sobre a cultura indígena e refletirem sobre a diversidade cultural do país. Além disso, o filme também abre a possiblidade de trabalhar conteúdos de educação ambiental, contemplando discussões sobre o consumo consciente.
Classificação: livre
Público alvo: ensino fundamental
Duração: 80 minutos
LINK DO PLANO DE AULA: http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/fundamental-i/artes/cinema-e-educacao-taina-3--%E2%80%93-a-origem
LINK DO FILME: https://www.youtube.com/watch?v=tHCc_qkj-kQ
3º FILME
O caminhoneiro João decide cruzar o Brasil para fugir de traumas do passado. Durante sua viagem, ele conhece Duda, um garoto órfão de mãe que decidiu procurar o pai. Enquanto os dois viajam, a amizade entre eles cria força. Apesar do drama, Duda é um menino cheio de vida que ajuda João a superar o seu passado.
O filme pode ser utilizado pelos professores para discutir sobre diferentes processos de urbanização no país e as novas configurações da família brasileira. As músicas do cantor Roberto Carlos também são outros elementos que estão presentes durante toda a obra. As cenas podem ajudar a refletir sobre a música popular brasileira e as suas influências no cotidiano.
Classificação: 14 anos
Público alvo: ensino médio
Duração: 90 minutos
Público alvo: ensino médio
Duração: 90 minutos
LINK DO PLANO DE AULA: http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/ensino-medio/artes/cinema-e-educacao-a-beira-do-caminho
LINK DO FILME: https://www.youtube.com/watch?v=yIGPdQFZimQ
4º FILME
Com um roteiro alegórico, o filme conta a história de Antônio, um rapaz que mora em uma cidade chamada Nordestina, tão pequena que nem consta no mapa. Aos poucos, os habitantes do local começam a deixar a cidade para partir em busca do mundo. Quando a jovem Karina, por quem ele é apaixonado, decide ir embora, Antônio resolve construir uma máquina do tempo para ir até o futuro e trazer o mundo até ela.
Entre as cenas, os alunos podem ter contato com diversas manifestações da cultura popular nordestina. A história ajuda a refletir sobre o conceito do tempo e a construção do futuro. Outra possibilidade de trabalho é discutir com os estudantes as perspectivas de trabalho para brasileiros que moram longe dos grandes centro urbanos.
Classificação: livre
Público alvo: ensino médio ou 9º ano
Duração: 90 minutos
Público alvo: ensino médio ou 9º ano
Duração: 90 minutos
LINK DO PLANO DE AULA: http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/ensino-medio/artes/cinema-e-educacao-a-maquina
LINK DO FILME: https://www.youtube.com/watch?v=r9IVsOifkkY
5º FILME
O documentário apresenta pessoas com diferentes graus de deficiência visual e trata a relação que elas têm com a visão e o olhar. Diversas celebridades como o prêmio Nobel José Saramago e o músico Hermeto Paschoal fazem revelações sobre o significado de não ver em um mundo com o excesso de informações audiovisuais.
A obra pode ser utilizada pelo professor para trabalhar temas como deficiência, visão e o excesso de informações audiovisuais. O documentário também pode traçar um paralelo com a mito da caverna de Platão.
Classificação: livre
Público alvo: ensino médio ou 9º ano.
Duração: 73 minutos
Público alvo: ensino médio ou 9º ano.
Duração: 73 minutos
LINK DO PLANO DE AULA: http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/ensino-medio/artes/cinema-e-educacao-janela-da-alma
LINK DO FILME: https://www.youtube.com/watch?v=6dMMGM6r6O0
6º FILME
A animação conta a história de amor de um herói imortal e Janaína. Passando por épocas históricas do Brasil, como a exploração portuguesa, a escravidão e a ditadura militar, o filme vai apresentando a trajetória do casal que sobrevive por todas essas fases. Além disso, a obra também apresenta uma projeção de futuro do país em 2096.
Entre os assuntos que podem ser trabalhados com os estudantes, estão a colonização portuguesa e a história do Brasil sob o ponto de vista dos dominados. Além disso, também é possível projetar problemas e soluções para o futuro.
Classificação: 12 anos
Público alvo: ensino médio ou 9º ano
Duração: 74 minutos
Público alvo: ensino médio ou 9º ano
Duração: 74 minutos
LINK DO PLANO DE AULA: http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/ensino-medio/artes/cinema-e-educacao-uma-historia-de-amor-e-furia
LINK DO FILME: https://www.youtube.com/watch?v=JBrQalUZmA0
7 FILME
Classificação: 16 anos
Público alvo: ensino médio ou 9º ano
Duração: 96 minutos
LINK DO PLANO DE AULA: http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/ensino-medio/cinema/cinema-e-educacao-capitaes-da-areia
LINK DO FILME: https://www.youtube.com/watch?v=R1WiRTS_aSw
EM BREVE POSTAREMOS MAIS ALGUMAS INDICAÇÕES DE FILMES
BOM TRABALHO A TODOS E TODAS!
7 FILME
Adaptação da obra de Jorge Amado, o filme conta a história dos adolescentes que vivem pelas ruas de Salvador, sem que ninguém possa cuidar deles. Liderados por Pedro Bala, os jovens formam um grupo chamado Capitães da Areia e vivem os sonhos e pesadelos de adolescentes.
O filme pode ser utilizado para trabalhar a disciplina de literatura, fazendo um paralelo com o livro. Outra possiblidade é criar reflexões sobre a adolescência e os amores da juventude.
Classificação: 16 anos
Público alvo: ensino médio ou 9º ano
Duração: 96 minutos
LINK DO PLANO DE AULA: http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/ensino-medio/cinema/cinema-e-educacao-capitaes-da-areia
LINK DO FILME: https://www.youtube.com/watch?v=R1WiRTS_aSw
EM BREVE POSTAREMOS MAIS ALGUMAS INDICAÇÕES DE FILMES
BOM TRABALHO A TODOS E TODAS!
0 comentários:
Postar um comentário